sexta-feira, 20 de abril de 2012

XADREZ ESCOLAR 02


A Defesa Índia do Rei Parte 01
Eudismar Abreu

A Defesa Índia do Rei é uma defesa extremamente moderna, sua pratica em super torneios somente veio a ser popularizada por volta dos anos 80, tendo como o seu maior defensor, nada mais nada menos que o maior de todos os tempos Garry Kasparov, Kasparov foi o responsável pelas maiores inovações e melhorias dentre as variantes da Índia do Rei, outros notáveis jogadores tiveram participação na difusão da defesa, entre eles podemos citar Tarrash, David Bronstein, Gligoric, Nunn, Fischer, Radjabov e Topalov.
1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 Bg7 4.e4 d6











A Defesa Índia do Rei é caracterizada pela configuração dos peões negros no diagrama acima, deste modo podemos adotar a mesma estrutura contra uma ampla variedades de aberturas. Ela cede o centro às brancas com o intuito de contragolpear-lo com avanço dos peões “e5” ou “c5”. Uma característica muito frequente em numerosas variantes da Defesa Índia do Rei é o ataque negro sobre a ala do rei.
As Brancas podem trilhar por algumas variantes, cada uma com planos distintos, mas que na maioria delas seguem o mesmo princípio, o ataque na ala da dama. Vejamos as principais variantes das brancas:
a)      Variante Clássica - 5.Cf3











Uma das mais antigas, mas que até hoje é a mais praticada pelos Grandes Mestres. As negras procuram avançar o peão “e5” e após a estabilidade do centro iniciar um ataque de peões na ala do rei com avanços dos peões “f”, “g” e “h” mesmo após terem feito roque menor (0-0).

b)      Variante do Fiancheto – 5.g3




























Nenhum comentário:

Postar um comentário